Rádio Socorro
Home > Notícias > Projeto Horta na Escola inclui alunos do maternal em rotina de cultivo

Projeto Horta na Escola inclui alunos do maternal em rotina de cultivo

Destaque dentre os diversos projetos desenvolvidos nas escolas municipais de Socorro, o Projeto Horta, realizado no CMEI Professora Tarsila Picarelli Marcolino passou a incluir alunos do maternal – entre 2 e 3 anos de idade – na rotina de cultivo, com seu próprio canteiro.

Desde o retorno às aulas, as crianças são responsáveis por limpar o espaço de cultivo, adubar a terra e finalmente plantar as mudas – a primeira verdura plantada foi espinafre. Depois, cuidam e regam regularmente até chegar o momento mais especial do projeto: a colheita.

A orientação é realizada pelas professoras – cada qual com sua respectiva turma. Para a diretora da escola, Arlete Ramos, o acompanhamento da evolução das mudas desperta nas crianças – ainda pequenas – o prazer de cultivar, hábito que perdura por toda a vida.

Quando realizada a colheita, as verduras são degustadas pelos próprios alunos e parte é vendida em pequenas feiras para a Comunidade Escolar – pais e amigos de alunos e pessoas do bairro. A quantia obtida é revertida em benefícios para as crianças, como realização de passeios, compra de brinquedos etc.

Mas este não é o maior trunfo do projeto. “Ao longo do ano, as turmas desenvolvem valores sociais e ecológicos maravilhosos. A iniciativa também ensina desde cedo conceitos de empreendedorismo, já aplicados à vida real”, comenta a coordenadora da unidade, Miqueline Palitó.

O Projeto Horta também contribui para a satisfação dos pais com seus filhos. “Os pais ficam orgulhosos ao perceberem que os filhos apreciam o contato com a terra e que os brinquedos digitais não são a única alternativa para entreter e educar, ou seja, todo mundo ganha”, encerra a diretor Arlete.

Com informações da Imprensa Oficial de Socorro.

Compartilhe:

Comentários

Outras notícias


Receba atualizações

Anunciantes

Telefones da rádio Socorro

Peça sua música