
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Companhia criou plano de contingência com ações preventivas, reforço de equipes e uso de inteligência artificial para garantir o abastecimento da população
A Sabesp elaborou um plano de contingência para o município de Socorro e intensificou as ações preventivas e operacionais para o período de chuvas, quando podem ocorrer alterações naturais nas características da água do Rio do Peixe – manancial que abastece a cidade. As variações de cor e turbidez, comuns em períodos de chuva intensa, são monitoradas em tempo real pelas equipes técnicas, que atuam de forma integrada para assegurar a continuidade e a qualidade do abastecimento.
O trabalho é apoiado pelo Centro de Inteligência Operacional (CIOs) da Sabesp, que funciona 24 horas por dia e utiliza recursos de inteligência artificial para acompanhar a pressão nas redes, os níveis dos reservatórios e o desempenho dos sistemas de bombeamento. Esse monitoramento permite a emissão de alertas automáticos e a tomada de decisões rápidas para garantir maior eficiência nas operações.
Fortes chuvas carregam para dentro do rio materiais diversos, como terra, galhos, folhas e outros resíduos. Eles provocam alteração na água que é captada para o abastecimento. Em alguns casos, mesmo com o uso de tecnologia e ajustes no processo de tratamento, não é possível corrigir a mudança na cor e na turbidez. Quando isso ocorre, a produção de água é interrompida temporariamente, até que os parâmetros de qualidade da água voltem ao normal. Tudo para que a água fornecida continue mantendo a alta qualidade.
Por isso, durante o período chuvoso, a Companhia reforça as ações de manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Socorro, incluindo a limpeza de
decantadores, floculadores, bombas de captação e filtros, além do acompanhamento constante das condições climáticas e do comportamento do manancial. Quando há elevação da turbidez, são aplicados ajustes técnicos e operacionais para manter o equilíbrio do sistema e preservar a qualidade da água distribuída.
As equipes locais de operação e manutenção foram reforçadas e contam com o apoio de especialistas de outras unidades da regional da Sabesp, caso seja necessário apoio nas operações. Em situações pontuais, a Sabesp pode acionar caminhões-pipa para abastecimento emergencial, priorizando unidades essenciais como hospitais, escolas e creches.
Segundo Michelli Lima, gerente regional da Companhia na região, “a empresa trabalha com tecnologia, integração e equipes preparadas, sempre focadas em garantir água para a população”. “A Sabesp reforçou todo o processo de tratamento da água e as equipes de atendimento para garantir água de qualidade aos moradores e turistas de Socorro. Há também um pacote de investimentos em andamento para levar mais água à população.”
A Companhia, em parceria com a Prefeitura Municipal, também fará comunicação aos clientes das ocorrências que podem gerar intermitências no fornecimento de água.
Neste período de chuvas, a colaboração da população é fundamental para que o sistema funcione de forma equilibrada. A Sabesp e a Prefeitura reforçam a importância de pequenas atitudes que fazem grande diferença, como: manter a torneira fechada ao escovar os dentes ou ensaboar a louça; reduzir o tempo de banho; reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para limpeza de quintais e evitar lavar calçadas e carros com mangueira. Esses hábitos são essenciais para garantir a regularidade do abastecimento e o bom funcionamento do sistema que atende mais de 10 mil ligações no município.
Além das ações operacionais no município, a Sabesp vem investindo na ampliação e modernização da infraestrutura de abastecimento em Socorro. Nos próximos cinco anos, serão aplicados R$ 195 milhões em obras e projetos que abrangem tanto o sistema de água quanto o de esgoto.
Entre os destaques está a construção de um novo reservatório de 1 milhão de litros no bairro Parque Ferrúcio, com investimento de R$ 5 milhões. A obra trará reflexos positivos para toda a cidade, ampliando a capacidade de reservação e a estabilidade do sistema.
Também estão em execução obras de remanejamento e ampliação de adutoras e redes de distribuição em diversos bairros, como Parque Ferrúcio, Aparecidinha, Jardim Calafiori, Jardim Araújo e Jardim Teixeira. Essas melhorias visam aumentar a segurança operacional e preparar o sistema para o crescimento populacional e as demandas futuras.
Esses investimentos fazem parte do compromisso da Companhia em antecipar a universalização dos serviços de água e esgoto até 2029, quatro anos antes do prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento.