Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Santa Casa de Socorro é abastecida com soro antiofídico

A Santa Casa de Misericórdia de Socorro já conta com um estoque de soros antiofídicos, contra picada de três espécies de cobra: o anticrotálico, para cascavel; antibotrópico, para jararaca; e antielapídico, para coral. 

O estoque da Santa Casa está disponível para atender qualquer paciente que chegue ao pronto-socorro, necessitando deste tipo de atendimento. A orientação é que o paciente chegue o quanto antes ao hospital e, se possível que consiga identificar qual a espécie em questão, para que seja dada o soro e a dose adequada. 

“Muitas vezes é difícil visualizar o animal no momento da picada. Por isso, temos uma equipe treinada para este tipo de atendimento que, por meio dos sinais e sintomas consegue identificar a espécie e a gravidade do caso”, enfatiza a coordenadora de enfermagem, Wladina Zamboim.

A coordenadora explica que, mesmo com o estoque de soro na Santa Casa, poderá ter casos que necessitem de transferência, conforme a gravidade. “O que temos à disposição é um soro para os primeiros atendimentos”, esclarece ela.

A disponibilização de soro antiofídico na Santa Casa de Socorro atende a uma  liminar concedida pela Justiça ao Ministério Público no último dia 03, que determinava que o governo estadual disponibilize soros antiofídicos contra picadas de cobras e outros animais peçonhentos na Santa Casa de Socorro (SP). De acordo com a Promotoria, o município já possuía o espaço, mas o serviço tinha sido suspenso em 2016 por conta de problemas com o armazenamento.

O promotor Rafael Amâncio Briozo entrou com a ação após a morte de um homem de 38 anos no final do ano passado, em Amparo (SP). Na época, o hospital do município não tinha o soro antiofídico e o centro de referência em Socorro não estava em funcionamento. A liminar dá prazo de 30 dias para o estado cumprir a determinação.

Ainda segundo a ação do Ministério Público, após a suspensão do centro de distribuição, a Prefeitura de Socorro tentou “contornar a situação” com um empréstimo de uma câmara de conservação de vacinas da Santa Casa.

No entanto, em abril de 2018, um problema na produção dos soros fez a administração municipal direcionar o serviço à Santa Casa de Atibaia.

Agora disponibilizado na  Santa Casa de Socorro, o soro antiofídico também pode ser encontrado em casas agropecuárias.

 

Com informações: Imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Socorro.

Equipe: Felipe Souza e Mariana Cecilia.

Deixe seu comentário:

Últimos eventos

Menu

Rádio Socorro FM 103.1khz

 Rua Vicente D’Anna, 473, Centro, Socorro-SP

(19) 3895-1444 

 Comercial: (19) 3895-2421

Curta no Facebook