Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Atualização sobre a invasão da Rússia na Ucrânia

A Rússia lançou uma invasão total da Ucrânia nesta quinta-feira (24), iniciando uma guerra na região, o que gerou reações de líderes mundiais e, segundo Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, as maiores sanções econômicas já impostas na história. Biden também disse que o governo limitaria a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares e outras moedas, e planejava sancionar outros bancos russos.

Explosões e sirenes foram ouvidas em diversas cidades, incluindo a capital, Kiev, e em áreas separatistas do leste ucraniano. Além disso, a Central de Energia de Chenobyl foi capturada pelas forças russas.  A invasão está ocorrendo por terra, ar e mar. Diversos mísseis foram disparados. Segundo o governo da Ucrânia, até ontem foram 57 mortos e 169 feridos no país. 

Na Ucrânia, a população se divide entre se proteger em estações de metrô adaptadas como bunkers e tentar sair da região rumo ao oeste. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou a população para defender o país e disse que os cidadãos podem utilizar armas para defender o território.

E o secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho, disse nesta quinta-feira (24) que, até o momento, o Brasil não tem um plano de resgate para retirar os quase 500 brasileiros que estão na Ucrânia. 

O Itamaraty disse ainda que embaixadas brasileiras em Varsóvia, Minsk, Bratislava e Moscou, estão em regime de plantão para dar assistência aos brasileiros que saírem da Ucrânia por conta própria.  A orientação do Itamaraty aos brasileiros que residem em Kiev é que eles permaneçam em casa e aguardem novas orientações da embaixada. Para aqueles que estão no leste do país, a instrução é deixar a região, ir até Kiev e entrar em contato com a embaixada.

Em suas redes sociais, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, informou que está totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia. Ele ainda diz que caso necessitem de auxílio para deixar o país, devem seguir as orientações do serviço consular da Embaixada. Por fim, Bolsonaro disponibilizou o número de telefone do plantão consular.

Já o vice-presidente, Hamilton Mourão, foi questionado por repórteres sobre a crise entre Rússia e Ucrânia. Ele afirmou que o Brasil não está neutro e deixou muito claro que o país respeita a soberania da Ucrânia e que não concorda com uma invasão do território ucraniano.

 

 

Com informações: G1 e CNN.

Deixe seu comentário:

Últimos eventos

Menu

Rádio Socorro FM 103.1khz

 Rua Vicente D’Anna, 473, Centro, Socorro-SP

(19) 3895-1444 

 Comercial: (19) 3895-2421

Curta no Facebook