
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Águas de Lindóia realizaram na tarde do último dia 27 na Câmara Municipal a II Conferência Municipal de Saúde Mental.
Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a conferência teve como objetivo principal debater políticas públicas quanto ao cuidado da saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos.
A Psicóloga e Especialista em Teoria e Prática Psicanalítica, Alessângela Maria Soliani, apresentou a palestra que abordou o tema central da Conferência. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos onde debateram os eixos temáticos propostos: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; entre outros.
Dentre as principais propostas debatidas e aprovadas em plenário estão a ampliação das redes de residências terapêuticas e CAPS nos Municípios, inclusive CAPS infantil, flexibilizando a implementação destes e da legislação, se estendendo aos Municípios menores;
A criação de um ambiente de discussão de temas relacionados à Saúde Mental aos alunos dentro do calendário escolar, propiciando a discussão sobre temas e conflitos tais como a prevenção do álcool e drogas, bullying, violência não implícita, sexualidade sem banalização e prevenção da erotização infantil; entre outros assuntos.
Na Plenária Final foram eleitos os quatro Delegados que participarão da Etapa Macrorregional da Conferência de Saúde Mental, a se realizar em Campinas-SP no próximo mês de junho. Representarão o Município os seguintes Delegados: Helga Emanuele Resquioto, do Segmento Gestor do SUS; Maria Angélica de Moraes Pinheiro, do Segmento Trabalhador do SUS, e Eliel Marcos Fernandes e Cintia de Souza, do Segmento Usuários do SUS.