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Cratera na Marginal Tietê, em São Paulo, continua aumentando e já ocupa 3 faixas da pista local

A cratera aberta na Marginal Tietê, na Zona Oeste de São Paulo, nesta terça-feira (1º), aumentou de tamanho e já afetou três das quatro faixas da pista local. O desabamento ao lado das obras da Linha 6-Laranja do Metrô ocorreu por volta das 9h da manhã.

Após o desmoronamento, todas as pistas da Marginal Tietê, sentido rodovia Ayrton Senna, chegaram a ser interditadas. Mas, por volta das 13h, o trânsito foi liberado nas pistas central e expressa na altura do acidente. Mais tarde, pouco depois das 16h30, o asfalto voltou a desabar, aumentando as dimensões do buraco, e técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) voltaram a interromper o trânsito na pista central.

Em uma reunião na tarde desta terça, técnicos da empresa e de órgãos da prefeitura e do estado de São Paulo decidiram que o buraco que surgiu na Marginal Tietê deve ser preenchido com rochas. As pedras devem ser colocadas para fechar a cratera. Os técnicos definiram ainda que as faixas que desabaram da pista local também devem ser preenchidas. A ideia é eliminar a umidade e estabilizar o terreno. No começo da noite de ontem, três caminhões com pedras chegaram ao local do incidente, trazendo as pedras que devem ser usadas para preencher o buraco.

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um inquérito civil para apurar as causas do desabamento. Em nota, o Ministério informou que irá apurar também a extensão dos danos urbanísticos e ambientais decorrentes do acidente que causou danos no canteiro de obras e na pista de rolamento da marginal. A Defesa Civil também foi acionada para informar sobre a existência de risco nos imóveis residenciais e comerciais existentes no local.

O Tribunal de Contas do estado de São Paulo (TCE) deu o prazo de 30 dias para a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e o consórcio espanhol Acciona apontar as causas do acidente, quem pode ser responsabilizado, quais foram os prejuízos e informar a previsão de atraso da obra. O despacho do conselheiro Antonio Roque Citadini será publicado no Diário Oficial na quarta-feira (2).

 

 

Com informações: G1.

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