
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Socorro deu um passo importante na busca por melhorias no atendimento a crianças com deficiência, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na manhã da última segunda-feira, 16 de junho, representantes do município estiveram em Campinas, na sede da Unicamp, para iniciar um diálogo com a Universidade com o objetivo de construir uma parceria voltada à inclusão e à capacitação de profissionais da rede pública.
A audiência foi conduzida pelo reitor da Unicamp, professor Paulo Cesar Montagner, e contou com a presença da primeira-dama de Socorro e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange de Souza Magalhães de Oliveira Santos, que levou à instituição uma demanda concreta: apoio técnico e científico para a criação de protocolos de atendimento e formação de equipes qualificadas para o diagnóstico e acompanhamento de crianças com TEA.
“Viemos pedir orientação e ajuda na área de inclusão. A cidade precisa de suporte para estruturar um atendimento mais eficaz”, afirmou Solange, ao lembrar que, hoje, a rede municipal já contabiliza cerca de 150 crianças com diagnóstico de alguma deficiência — número que pode ser ainda maior devido à ausência de uma equipe multidisciplinar capacitada para realizar avaliações precisas.
A resposta da Universidade foi positiva. O reitor Montagner destacou a importância de parcerias com os municípios da região e a responsabilidade da Unicamp em contribuir com soluções concretas. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas cidades. É necessário que nossos pesquisadores e profissionais encontrem caminhos para apoiar essas iniciativas com base em evidências e conhecimento técnico”, disse.