
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Na tarde de ontem, ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que as prefeituras de todo o país poderão oferecer transporte público gratuito voluntariamente no segundo turno das eleições, sem que isso acarrete punição por crime eleitoral. Com a decisão, prefeitos de todo o Brasil devem anunciar na próxima semana se irão disponibilizar veículos do transporte público para levar eleitores de zonas rurais e periferias até as zonas eleitorais gratuitamente.
O objetivo da medida é reduzir os índices de abstenção durante as eleições, tendo em vista que, no primeiro turno, ele superou a média de eleições anteriores.
Cabe destacar que a Constituição Nacional trata como crime o transporte eleitoral seguido de aliciamento que possa ser realizado por pessoas físicas e instituições partidárias ou empresariais. No caso da decisão do STF, o oferecimento de transporte gratuito por órgãos públicos sem conotação partidária não configuraria improbidade.
A prefeitura de Socorro disponibilizou transporte público gratuitamente para eleitores da zona rural ao longo do primeiro turno, mas ainda não se pronunciou sobre o oferecimento no dia da próxima votação.