Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ministério da Saúde recomenda vacinação contra sarampo após confirmação de centenas de casos no Brasil

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro, através de texto publicado site oficial da Prefeitura, informou que está acompanhando com atenção a evolução dos casos de sarampo no estado de São Paulo. Atualmente, trinta e nove municípios paulistas encontram-se em situação de surto da doença, incluindo Atibaia, Campinas, Jundiaí e São Paulo. Em todo estado, foram registrados 967 casos da doença, neste ano, até o momento. Socorro tem três casos suspeitos da doença, em dois adultos e uma criança, aguardando resultado de análise.

O Ministério da Saúde orienta que crianças residentes ou que vão se deslocar para municípios em situação de surto recebam a aplicação da vacina sarampo-caxumba-rubéola, pelo menos quinze dias antes da viagem.

As crianças vacinadas entre seis e onze meses de idade deverão receber a vacina ao completarem um ano e a Tetraviral aos quinze meses. O intervalo entre as aplicações deve ser de trinta dias.

O sarampo é uma infecção viral que é grave para crianças pequenas, mas de fácil prevenção por meio da vacina. A doença se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar, ou mesmo por contato com a pele, saliva ou superfícies contaminadas. Uma pessoa infectada pode transmitir a doença para outras dezesseis.

Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.

O sarampo pode deixar sequelas e, em casos raros, levar a óbito, por facilitar o surgimento de infecções secundárias. O Brasil registra, até o momento, doze mortes por sarampo (quatro em Roraima, seis no Amazonas e duas no Pará).

 Quem precisa se vacinar

– pessoas entre 1 e 29 anos: duas doses com intervalo mínimo de 30 dias;

– pessoas entre 30 e 59 anos: uma dose;

– pessoas com 60 anos ou mais: não precisam ser vacinadas;

 

Fonte: Imprensa Oficial da Prefeitura de Socorro.

Equipe de Jornalismo Rádio Socorro: Felipe Souza e Mariana Cecilia.

Deixe seu comentário:

Menu

Rádio Socorro FM 103.1khz

 Rua Vicente D’Anna, 473, Centro, Socorro-SP

(19) 3895-1444 

 Comercial: (19) 3895-2421

Curta no Facebook