Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Notícia sobre morte por atropelamento registrada como sendo por Covid-19 em Mogi Guaçu é fake news

Tem circulado nas redes sociais a informação de que uma vítima de atropelamento teve o óbito registrado como sendo por Covid-19 na cidade de Mogi Guaçu. A mensagem diz que se trata de uma manipulação para que o número de casos de coronavírus pareça maior do que realmente é no estado.

O acidente ocorreu no dia 1º de março, na rodovia SP-342, na altura do município de Mogi Guaçu. A vítima, o pedestre Thiago Samuel da Cruz, de 30 anos, foi atropelado por um carro ao atravessar a estrada. O caso foi noticiado pela imprensa local no mesmo dia. Fotos veiculadas em sites da região mostram a tentativa de reanimação cardíaca por paramédicos.

Mas é falsa a informação de que o atestado de óbito do homem diz que a causa da morte foi parada cardiorrespiratória “por infecção por Covid-19 em grau elevado”. A mensagem ainda afirma que médicos têm sido orientados pelo estado a adulterar a causa mortis em certidões de óbito para fraudar estatísticas e fazer a população ter mais medo de sair de casa.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, não há registro oficial de morte por coronavírus em Mogi Guaçu. De acordo com a prefeitura, há três mortes com a suspeita de Covid-19 em investigação, mas as vítimas eram duas mulheres, uma de 43 e uma de 80 anos, e um homem de 64 anos.

Ou seja, o tal caso propalado não aparece em nenhuma estatística oficial. Além disso, basta uma leitura a uma das únicas partes legíveis do atestado de óbito para ver que o sobrenome não bate com o da vítima de atropelamento.

Procurada, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo diz que “é inverídica e desrespeitosa a colocação de que todo óbito sem causa mortis seria registrada como coronavírus para ‘inflar estatísticas'”. 

Ainda informa em nota que “Em São Paulo, as fichas de mortes consideradas suspeitas contêm a informação do quadro sindrômico e a sinalização de espera pelo resultado laboratorial de Covid-19. Se sim, a morte é contabilizada como positiva para a doença”.

 

Fonte: G1.

Equipe de Jornalismo Rádio Socorro: Felipe Souza e Mariana Cecilia.

Deixe seu comentário:

Menu

Rádio Socorro FM 103.1khz

 Rua Vicente D’Anna, 473, Centro, Socorro-SP

(19) 3895-1444 

 Comercial: (19) 3895-2421

Curta no Facebook