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Prefeitura de Serra Negra autoriza retomada do atendimento self-service

Os bares, restaurantes, padarias e pizzarias que atendiam o público com o serviço self-service no período pré-pandemia foram autorizados a retomar a atividade, em Serra Negra. O auto atendimento estava suspenso desde março quando foi decretada a quarentena contra a disseminação do novo coronavírus.  

A liberação do serviço está no decreto publicado na sexta-feira (9), dia em que a estância avançou à fase verde do Plano São Paulo, comitê criado pelo governo paulista para regulamentar a flexibilização no Estado. 

Com a reclassificação dos painéis, Serra Negra e os outros oito municípios do Circuito das Águas Paulista, incluindo Socorro, podem ampliar o horário de atendimento nos locais para 12 horas diárias, com máximo de 60% da capacidade para todos os setores liberados.  

Para bares, restaurantes e demais estabelecimentos com consumo de alimentos e bebidas, o atendimento presencial é permitido entre 6h e 22h, desde que respeitados o expediente de 12 horas. Os comércios com funcionamento noturno devem fechar as portas às 22h, mas podem autorizar a permanência de clientes que já estão no local até as 23h. 

De acordo com o Plano São Paulo, atividades que gerem aglomeração, como festas, baladas, presença de torcedores em eventos esportivos e grandes shows com público em pé continuam proibidas em todos os 645 municípios do Estado. A liberação só deve acontecer em eventual avanço para a fase azul ou após a disponibilização de uma vacina contra o coronavírus.  

Os donos de estabelecimentos que possuem self-service são obrigados a cumprir uma série de protocolos para que o serviço funcione de acordo dentro das normas estabelecidas pela Saúde. 

Regras para o almoço e jantar self-service em Serra Negra 

Garçons e atendentes devem usar máscara e, se possível, viseiras de proteção “Face Shields);

O estabelecimento deve dispor de um funcionário exclusivo no início do buffet com os recipientes com comidas frias e quentes para a distribuição de álcool em gel para clientes;

– O cliente deve ser informado para permanecer com máscara no local e só retirá-la no momento da refeição;

Caso haja fila de espera é obrigatória a marcação ou monitoramento do distanciamento das pessoas em 2 metros umas das outras;

Clientes devem usar luvas descartáveis fornecidas pelo estabelecimento para fazer o autoatendimento (montagem dos pratos de refeição);

– Após o autoatendimento o cliente deve descartar as luvas em uma lixeira de pedal com tampa que deve ser instalada nas proximidades do buffet;

Os estabelecimentos devem fornecer aos clientes talheres higienizados e mantidos em embalagens individuais e lacradas. Também deve fornecer guardanapos descartáveis;

O cliente que for se servir novamente deve todo o procedimento feito antes da primeira refeição, como o uso de máscara, álcool em gel e luvas descartáveis;

O funcionário escalado para a reposição dos alimentos no buffet deve usar máscara ou viseira e fazer o serviço de forma rápida;

Estabelecimentos devem servir temperos e molhos em sachês;

Os utensílios (pratos e talheres, por exemplo) usados pelos clientes para servir os alimentos devem recolhidos e higienizados ou trocados por outros a cada 30 minutos;

– Os estabelecimentos devem evitar a entrada de profissionais de saúde vestidos com jalecos de trabalho. Um local para que a peça seja guardada deve ser disponibilizado;

Os clientes devem ser informados para que não compartilhem talheres, copos e outros utensílios quando estiverem na mesa.

 

Fonte: ACidade On.

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