Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Socorro em estado de atenção: Casas alagadas e pontes destruídas após chuvas no fim de semana

 

As fortes pancadas de chuva registradas no fim de semana causaram estragos e colocaram Socorro em estado de atenção. Segundo a Defesa Civil do município, o volume de chuva registrado até agora foi de 139 mm. O esperado para o mês todo de março era 179 mm.

No sábado, 16, uma pancada de chuva derrubou sete pontes da área rural de Socorro. Houve transbordamento de um riacho que atingiu duas casas. Não há registros de feridos e nem de quedas de árvores, informou a Defesa Civil.

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, Lourenço do Prado, entre 13h e 14h de sábado, choveu cerca de 90 milímetros em cerca de uma hora. A quantidade de chuva registrada durante uma hora, de acordo com a Defesa Civil, é equivalente ao esperado para um intervalo de três a quatro dias para este período do ano.

Com isso, o nível dos rios do Peixe e Tijuco Preto subiu. As pontes que caíram ficam nos bairros da Varginha, Currupira, Barroca Funda, Gamelão e Dos Nogueiras. Outras duas caíram no bairro Tijuco Preto. Lourenço Prado informou que, apesar da queda das pontes, nenhum bairro ficou isolado porque há vários acessos aos locais.

Houve transbordamento do riacho do bairro da Lagoa e duas residências foram atingidas. A chuva também alagou uma casa no bairro dos Rubins. A Defesa Civil informou que não havia ninguém nos imóveis, mas bens e eletrodomésticos ficaram danificados. Não há desabrigados no município.

Rua  Antônio Leopoldino, em Socorro – Reprodução/redes sociais.

Registros postados nas redes sociais ao longo da tarde de ontem, 17, destacam pontos de alagamentos em ruas do perímetro urbano da cidade, como na Rua Mazollini, nas proximidades da antiga rodoviária, e na Rua Antônio Leopoldino, rua do Museu Municipal. Nas duas localidades, a situação foi normalizada momentos depois. Ainda há muita sujeira na Rua Antônio Leopoldino e moradores da área reclamam que as ruas estão intransitáveis.

CHUVAS NA REGIÃO

Outras 5 cidades também estiveram em estado de atenção no fim de semana: Artur Nogueira, que registrou volume de chuva de 112 mm; Campinas, onde choveu 81,4 mm; Cosmópolis, com chuva registrada em 81 mm; Indaiatuba, com volume de chuva de 126,6 mm no fim de semana; e Serra Negra, com volume de chuva registrado em 84 mm.

A chuva na tarde de sábado deixou ruas da área central de Serra Negra embaixo d’água, derrubou três árvores e provocou um deslizamento de terra com queda de muro. Ninguém ficou ferido.

Amparo (SP) esteve em estado atenção no sábado, mas, no domingo, deixou a relação de municípios nesta situação, informou a Defesa Civil. Esta classificação é decretada quando, no período de três dias, o município registra uma quantidade igual ou superior a 80 milímetros de água, quantidade que eleva risco de deslizamentos de terra.

Em conversa com a reportagem do Rádio Socorro Notícias, Lourenço Prado ressaltou que o Estado de Atenção se estabelece em casos em que há riscos de deslizamentos de terra e quedas de barrancos e, não necessariamente, tem relação com riscos de enchentes no município.

COMO FICA O TEMPO HOJE E NOS PRÓXIMOS DIAS EM SOCORRO

De acordo com o Climatempo, a previsão para Socorro hoje é de pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima prevista é de 18 graus e a temperatura máxima prevista é de 30 graus. Há previsão de 8 mm de chuva.

Para amanhã a previsão do tempo é de Sol e aumento de nuvens pela manhã e também devem vir pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 26 graus, mínima de 19. Previsão de 10 mm de chuva.

Para a quarta-feira, Sol com muitas nuvens durante o dia, mas a chuva também deve chegar à tarde e à noite, atingindo 20 mm.

Consultado pela reportagem da Rádio Socorro, Lourenço Prado, coordenador da Defesa Civil de Socorro, afirma que a previsão meteorológica indicando baixo volume de chuva para Socorro nos próximos dias é um indicativo de que, se as previsões se confirmarem, a cidade viverá dias mais tranquilos, diferentes do que ocorreu no último final de semana, em que as chuvas causaram estragos e puseram a cidade em estado de atenção.

 

Deixe seu comentário:

Menu

Rádio Socorro FM 103.1khz

 Rua Vicente D’Anna, 473, Centro, Socorro-SP

(19) 3895-1444 

 Comercial: (19) 3895-2421

Curta no Facebook